segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Brasil encara Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby

A seleção brasileira de rugby inicia sua trajetória pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2015 diante do Paraguai, neste sábado, no Estádio do Nacional, em São Paulo. O confronto marcado para as 13h30 vale vaga na próxima fase do torneio.

A competição que ocorrerá na Inglaterra em 2015 é o terceiro maior evento esportivo do mundo, mas para chegar ao torneio, os brasileiros ainda terão pela frente o Uruguai e o Chile. Em caso de vitórias em ambas as partidas, o Brasil segue para a próxima fase das Américas, que será disputada em 2014. A Argentina, embora participe da competição, já está classificada e não entra no processo eliminatório.

A seleção espera que a recente parceria com a Comissão Técnica da Nova Zelândia traga resultados, mesmo que eles não sejam imediatos. "Nossa meta de longo prazo é a classificação para a Copa do Mundo de 2019, no Japão, mas devemos acreditar na força e determinação de nossos atletas, bem como no trabalho técnico desenvolvido pela comissão neozelandesa. Cada partida é uma decisão de vida ou morte e assim o Brasil encarará cada desafio dessas eliminatórias", comentou Sami Arap Sobrinho, Presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Para os paraguaios, conhecidos no rugby como Jacarés, a vitória diante do Brasil também vale a entrada na elite da modalidade continental, uma vez que eles são os atuais campeões do Consur B, uma divisão inferior do Campeonato Sul-americano.

O duelo promete ser disputado, e os Tupis irão defender uma invencibilidade contra o Paraguai que dura desde 2008. A evolução do rugby brasileiro é consequência de uma série de programas de desenvolvimentos e os Jacarés seguiram o exemplo dos Tupis com um recente investimento na modalidade. A chegada do renomado técnico Pedro Baraldi, ex-jogador da seleção argentina de Rugby Sevens, promete dificultar o embate com o Brasil.

"O Paraguai desenvolveu muito seu jogo com os trabalhos do técnico Baraldi. Temos obtido bons resultados com grandes diferenças no marcador, o que trouxe confiança para a equipe. Contra Bermudas fizemos uma partida difícil, com um rúgbi mais duro, já que o adversário tinha um grande porte físico, mas a vitória veio com a força nos tackles", comentou o manager da seleção paraguaia, Fabián Domínguez.

Além de Bermudas, o Paraguai também passou fácil pela Colômbia, por 54 a 17, pelo Peru, por 69 a 3, e pela Venezuela, por 73 a 8. Todos os jogos foram pela Consur B. Entre os destaques da equipe estão o capitão e centro Rodrigo Llamosas, o oitavo Felix Zárate e o fullback Hugo Chaves.

Jogo de rugby tag entre unidades do CEU antecede estreia brasileira

Antes de a seleção brasileira entrar em campo contra o Paraguai, alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) farão uma partida de rúgbi tag, adaptação da modalidade sem o contato físico entre os adversários. O jogo está marcado para as 10h30 da manhã, neste sábado.

A partida visa motivar ainda mais os alunos da rede pública a praticarem o esporte, que é ensinado no CEU por meio de uma parceria com a ONG Hurra. Os membros da entidade preparam os professores das escolas para que eles repassem aos alunos as regras do rúgbi tag, bem como conceitos de respeito, responsabilidade e comprometimento.

A prática de rugby tag nas escolas é mais uma medida que visa disseminar a modalidade no país. “Eles ensinam a ter calma e respeitar. Quando jogamos com outras escolas, nós fazemos muitas amizades. Eu mesmo já fiz vários amigos em campeonatos”, destaca Evanderson da Silva Nunes, aluno do CEU Alvarenga, que aprendeu a jogar rúgbi na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário