quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A grande potência do Rugby

    A Seleção Neozelandesa de Rugby é uma das melhores equipes de Rugby do mundo. Mais conhecidos como All Blacks (em português: Todos Pretos), a seleção teve este apelido dado inteiramente preto, e produzido pela marca Adidas, com o logo da marca à direita e o símbolo da confederação à esquerda do jogador. A primeira vez em que a seleção fez um tour no exterior, foi devido a um artigo britânico que se referia ao movimento de avanço sistemático da equipe como all backs (todos na retaguarda). Esta expressão foi mal entendida e se tornou All Blacks (que faz alusão à roupa) de hoje em dia.O rugby é o esporte principal da Nova Zelândia, e ser escalado para compor a seleção dos All Blacks é uma grande honra para os jogadores do país. na  Austrália, em 1884, a camisa era azul escura, com o símbolo em dourado. Quando a confederação neozelandesa foi fundada, em 1893, eles estipularam um equipamento totalmente preto. Mas somente em 1901 que os All Blacks adotaram a atual versão, que é hoje em dia considerado o equipamento de rugby mais conhecido do mundo
    Os All Blacks realizam, antes de cada disputa, a perfomance da haka, uma dança maori de intimidação. Até 2005, a haka apresentada pela equipa era a Ka Mate. Antes da Copa das Três Nações de agosto de 2005, num amistoso contra a África do Sul, os neozelandeses apresentaram liderados por Tana Umaga, uma nova haka, a Kapa o Pango, que foi criada para retratar a aparência contemporânea da Nova Zelândia, em particular, a influência da cultura Polinésia do Pacífico Sul. A nova haka só é apresentada em ocasiões especiais e não substitui a Ka Mate. Kapa o Pango é uma fonte de controvérsias, especialmente na parte em que os neozelandeses põem a unha sobre o pescoço com o punho fechado e a arrastam, insinuando a morte por degolação. Apesar disso, os adversários dos All Blacks nunca reclamaram da haka, como a imprensa, às vezes, faz.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rugby no Brasil

Não é só os EUA , Canadá e Europa que possuem times de RUGBY ;
O Brasil começou o Super 10 que é o nome dado ao Campeonato Brasileiro de Clubes de Rugby . A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) , e já está na sua 15ª edição e a cada ano que passa seu sucesso é evidente e seu público abrange-se cada vez mais .
O esporte no Brasil vem se consolidando para haver maior conhecimento e visam também as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Desde o começo, o projeto tem objetivado desenvolver e aprimorar a 
capacidade das equipes participantes, qualificar os atletas e despertar o interesse das crianças e jovens na prática do esporte, além de divulgar o Rugby para diferentes estados brasileiros (este ano são dez equipes de seis estados diferentes).



As equipes participantes do Super 10 são :


- Desterro Rugby Clube (Florianópolis – SC)
- Pasteur Athlétique Club (São Paulo – SP)
- Bandeirantes Rugby Club (São Paulo – SP)
- Belo Horizonte Rugby Club (Belo Horizonte – SP)
- São José Rugby Clube (São José dos Campos – SP)
- SPAC Rugby (São Paulo – SP)
- Niterói Rugby Football Clube (Niterói – RJ)
- Rio Branco Rugby Clube (São Paulo – SP)
- Farrapos Rugby Clube (Bento Gonçalves – RS)
- Curitiba Rugby/UniBrasil

A Classificação dos times da Super 10 ficou :

A Confederação Brasileira de Rugby é a entidade máxima do Rugby no Brasil. Ela foi fundada em 1972 com o nome de Associação Brasileira de Rugby.
A entidade tem a responsabilidade de organizar as competições de abrangência nacional como: o Campeonato Brasileiro de Rugby, a Copa do Brasil de Rugby e o Circuito Brasileiro de Rugby Sevens, também promovendo a formação das seleções brasileiras masculinas e femininas de Rugby Union e Rugby Sevens.







Postado por : André Figueiredo

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Diferenças entre Rugby e Futebol Americano

Conheça as principais diferenças entre o Rugby e o Futebol Americano:
Rugby
O Futebol Americano nasceu do Rugby, mas hoje é muito diferente. Começamos as diferenças com as bolas de cada esporte. Apesar de ambas serem ovais, a bola de Futebol Americano difere no seu formato mais pontiagudo, sendo a do Rugby mais arredondada.

Futebol Americano
O número de jogadores também difere em cada esporte. No Rugby são 15 jogadores de cada equipe em campo (formato normal), já no Futebol Americano são 11 jogadores de cada lado.
Outra diferença marcante está na dinâmica dos dois esportes. Enquando o jogo de Futebol Americano para ao término de cada jogada, o Rugby é um jogo continuo.
O tackle, que ocorre quando um jogador derruba o adversário, é permitido em ambos os esportes, mas no Rugby, mesmo quando o  jogador é derrubado com a bola o jogo continua. A regra apenas prevê que o atleta solte a bola. Já no Futebol Americano, quando o jogador é derrubado a jogada é encerrada, tendo início um novo down (descida).
Seguindo as diferenças, no Futebol Americano o jogador pode lançar a bola para frente com as mãos uma vez, deste que este não tenha ultrapassado a linha de scrimmage (linha onde estava a bola no início da jogada). No Rugby o passe para frente é permitido apenas com os pés, para passes laterais e para trás é que se utilizam as mãos. Passes laterais e para trás são permitidos em ambos os esportes.
Outra diferença visível é o uso de equipamentos. No Rugby é permitido, mas não obrigatório, o uso de proteções flexíveis. No caso do Futebol Americano o uso de equipamentos de proteção é obrigatório. O equipamento básico de proteção do Futebol Americano é composto por capacete, ombreiras (pad), proteções de coxa, joelho e bacia.
Jogo de Rugby:
Jogo de Futebol Americano:


PONTUAÇÃO
RugbyFutebol Americano
Try/Ensaio (5 pontos): O jogador encosta a bola sob seu domínio no chão além da try line (inclusive) ou nos postes de golTouchdown (6 pontos): O jogador encosta a
bola sob seu domínio na endzone ou pisa nela
portando a bola
Conversion/Conversão (2 pontos): Após o try a equipe tem a chance de fazer um chute direto entre as traves, de um ponto paralelo ao local onde ocorreu o tryExtra-point (1 ou 2 pontos): Após o touchdown o time tem a chance de marcar mais pontos de duas formas: chutando entre as traves à maneira de um field goal (1 ponto), ou tentando fazer como que um novo touchdown (2 pontos), sempre partindo do centro da linha de 2 jardas
Drop kick (3 pontos): No meio do jogo o jogador chuta a bola entre as traves (a bola deve tocar no chão antes de ser chutada).
Penalty kick (3 pontos): Quando é marcado um pênalti, o atacante tem a opção de chutar a gol do local da falta, ocasião em que a bola pode estar apoiada no tee (place kick) ou quicar no chão uma vez.
Drop kick (3 pontos): No meio do jogo o jogador chuta a bola entre as traves (a bola deve tocar no chão antes de ser chutada). Esta jogada apesar de prevista nas regras é muito rara no jogo atual.
Field Goal (3 pontos): Geralmente quando o ataque não consegue avançar as 10 jardas após 3 tentativas e a end zone está próxima, o ataque opta por fazer um chute entre as traves: o holder recebe a bola, encosta-a no chão e o kicker faz o chute.
Safety (2 pontos para o adversário): Ocorre quando o atacante em posse da bola é derrubado atrás de sua linha de gol, ou deixa a bola sob sua posse sair pelas linhas da endzone. A equipe que comete um safety também é punida com a perda da posse de bola na próxima jogada.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Brasil encara Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby

A seleção brasileira de rugby inicia sua trajetória pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2015 diante do Paraguai, neste sábado, no Estádio do Nacional, em São Paulo. O confronto marcado para as 13h30 vale vaga na próxima fase do torneio.

A competição que ocorrerá na Inglaterra em 2015 é o terceiro maior evento esportivo do mundo, mas para chegar ao torneio, os brasileiros ainda terão pela frente o Uruguai e o Chile. Em caso de vitórias em ambas as partidas, o Brasil segue para a próxima fase das Américas, que será disputada em 2014. A Argentina, embora participe da competição, já está classificada e não entra no processo eliminatório.

A seleção espera que a recente parceria com a Comissão Técnica da Nova Zelândia traga resultados, mesmo que eles não sejam imediatos. "Nossa meta de longo prazo é a classificação para a Copa do Mundo de 2019, no Japão, mas devemos acreditar na força e determinação de nossos atletas, bem como no trabalho técnico desenvolvido pela comissão neozelandesa. Cada partida é uma decisão de vida ou morte e assim o Brasil encarará cada desafio dessas eliminatórias", comentou Sami Arap Sobrinho, Presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Para os paraguaios, conhecidos no rugby como Jacarés, a vitória diante do Brasil também vale a entrada na elite da modalidade continental, uma vez que eles são os atuais campeões do Consur B, uma divisão inferior do Campeonato Sul-americano.

O duelo promete ser disputado, e os Tupis irão defender uma invencibilidade contra o Paraguai que dura desde 2008. A evolução do rugby brasileiro é consequência de uma série de programas de desenvolvimentos e os Jacarés seguiram o exemplo dos Tupis com um recente investimento na modalidade. A chegada do renomado técnico Pedro Baraldi, ex-jogador da seleção argentina de Rugby Sevens, promete dificultar o embate com o Brasil.

"O Paraguai desenvolveu muito seu jogo com os trabalhos do técnico Baraldi. Temos obtido bons resultados com grandes diferenças no marcador, o que trouxe confiança para a equipe. Contra Bermudas fizemos uma partida difícil, com um rúgbi mais duro, já que o adversário tinha um grande porte físico, mas a vitória veio com a força nos tackles", comentou o manager da seleção paraguaia, Fabián Domínguez.

Além de Bermudas, o Paraguai também passou fácil pela Colômbia, por 54 a 17, pelo Peru, por 69 a 3, e pela Venezuela, por 73 a 8. Todos os jogos foram pela Consur B. Entre os destaques da equipe estão o capitão e centro Rodrigo Llamosas, o oitavo Felix Zárate e o fullback Hugo Chaves.

Jogo de rugby tag entre unidades do CEU antecede estreia brasileira

Antes de a seleção brasileira entrar em campo contra o Paraguai, alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) farão uma partida de rúgbi tag, adaptação da modalidade sem o contato físico entre os adversários. O jogo está marcado para as 10h30 da manhã, neste sábado.

A partida visa motivar ainda mais os alunos da rede pública a praticarem o esporte, que é ensinado no CEU por meio de uma parceria com a ONG Hurra. Os membros da entidade preparam os professores das escolas para que eles repassem aos alunos as regras do rúgbi tag, bem como conceitos de respeito, responsabilidade e comprometimento.

A prática de rugby tag nas escolas é mais uma medida que visa disseminar a modalidade no país. “Eles ensinam a ter calma e respeitar. Quando jogamos com outras escolas, nós fazemos muitas amizades. Eu mesmo já fiz vários amigos em campeonatos”, destaca Evanderson da Silva Nunes, aluno do CEU Alvarenga, que aprendeu a jogar rúgbi na escola.

Conhecendo o Rugby


rugby  é um esporte coletivo praticado com as mãos e com uma bola. Uma partida tem duas partes de quarenta minutos. O objetivo é fazer maior número de pontos. Cada time no rugby tem 15 jogadores titulares e 6 reservas.

Os equipamentos utilizados são:
- Bola (oval);
- Chuteira;
- Shoulder pad: colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps;
- Boqueira – Proteção para os dentes;
- Scrum cap – capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força.

Em 1871 foi criada a Rugby Union em Londres, e, a partir daí, o esporte se espalhou rapidamente pela Europa e depois para as colônias da Inglaterra: Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA.
A maior competição da categoria é a Copa do Mundo de Rugby, realizada de 4 em 4 anos. O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular do mundo só perdendo para o futebol de campo.
Outro importante torneio de rugby é a Copa das 6 Nações realizada por: País de Gales, Irlanda, Escócia, França, Itália e Inglaterra.
Existe ainda a Copa das 3 Nações realizada por: Nova Zelândia, Austrália e África.
Além desses campeonatos, são várias as competições entre clubes, formando inúmeras ligas nacionais de rugby profissional, inclusive no Brasil.
A Seleção Brasileira de Rugby é afiliada da IRB (International Rugby Board), e nesse ranking, está entre as 40 melhores seleções do mundo.

Atual seleção brasileira de Rugby